(LEDS) Laboratório de Dor e Sinalização

Laboratory Name
(LEDS) Laboratório de Dor e Sinalização
Butantan Unit
Pain and Signaling Lab
 
Laboratory Description
O Laboratório de Dor e Sinalização (LEDS) do Instituto Butantan teve início como uma linha de pesquisa dentro do Laboratório de Fisiopatologia, na década de 80, dedicado aos estudos comportamentais e farmacológicos da dor e analgesia induzidos por venenos animais. Como laboratório independente desde 2010, atualmente o laboratório faz parte do Centro de Desenvolvimento e Inovação (CDI) e as linhas de pesquisa abrangem o estudo de venenos e toxinas animais, dor (aguda e crônica), analgesia e inflamação. Utiliza principalmente, mas não exclusivamente, venenos e toxinas animais como fonte de novas moléculas analgésicas.

O laboratório desenvolve atividades de ensino de pós-graduação, pesquisa e extensão, como o Curso de Inverno em Dor e Sinalização Intracelular. As pesquisadoras principais, Gisele Picolo e Vanessa Zambelli integram o quadro de docentes do Programa de Pós-Graduação em Toxinologia e do Centro Formador de Pessoal para a Saúde (CEFOR) da Secretaria da Saúde/Governo do Estado de São Paulo. Além disso, são membros ativos do Centro de Excelência para Descobertas de Alvos Moleculares (CENTD), Centro de Toxinas, Resposta-imune e sinalização Celular (CeTICS) e da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB).

O LEDS possui salas de comportamento com isolamento acústico, ciclo claro-escuro e temperatura controlada, ideais para ensaios comportamentais, pois evitam a interferência do meio no comportamento dos animais. Os animais ficam alojados em racks com micro-isoladores. Ainda possui biossegurança nível I para a manutenção de animais transgênicos. Além de ensaios comportamentais, o LEDS possui estrutura para a realização de cultura celular, microscopia e ensaios bioquímicos.

IMPORTANTE: Os experimentos com animais são realizados mediante autorização e fiscalização do Comitê de Ética para o Uso de Animais em Experimentação (CEUAIB).
Center
Inovação
Director
Gisele Picolo
Phone
(55 11) 2627-9765 / 9766 / 9895
 
E-mail
leds.leds@butantan.gov.br