(LVV) Laboratório Piloto de Vacinas Virais

Laboratory Name
(LVV) Laboratório Piloto de Vacinas Virais
Laboratory Description
O Laboratório Piloto de Vacinas Virais (LVV) tem como atividade principal o desenvolvimento de novas vacinas virais para uso humano e antígenos virais para a produção de soros. Foram desenvolvidas as vacinas para raiva, rotavírus e dengue. Estes desenvolvimentos resultaram em duas patentes nacionais, nove internacionais já concedidas e 13 em análise. O laboratório faz transferência da tecnologia das vacinas, antígenos virais e testes de controle de qualidade desenvolvidos, internamente, para as áreas bioindustrial e de controle de qualidade do Instituto Butantan, e externamente, como a vacina tetravalente da dengue para Merck e pentavalente de rotavírus para a BravoBio (China). Realiza as suas atividades em condições BPF (Boas Práticas de Fabricação), produzindo lotes de vacina para os ensaios clínicos das vacinas desenvolvidas. Produz bancos de células para testes de controle de qualidade de vacinas e antígenos virais.

Estabeleceu tecnologias de produção de células e vírus em pequena, média e larga escala (frascos para cultura de células, sistemas de multicamadas e biorreatores), de formulação e liofilização de vacinas virais. Atualmente atua em parceria com outros laboratórios do CDI no desenvolvimento do antígeno/soro anticovid, vacina SARS-CoV-2 em células Vero, vacina Zika, plataformas tecnológicas para desenvolvimento de vacinas e testes de controle de processo.

Desenvolve estudos epidemiológicos do vírus rábico. Realiza métodos de titulação de vírus rábico e detecção de anticorpos neutralizantes para a raiva (RFFIT). Foi desenvolvida neste laboratório uma vacina da raiva para uso veterinário (patente PI 0400341-1). Estabeleceu a tecnologia de produção de antígeno rábico em células BHK-21 para a produção de soro antirrábico.
Director
Regina Maria Fuches
Phone
(11) 2627-9486
 
E-mail
dengue@butantan.gov.br