Educação Sanitária e em Saúde: a trajetória profissional de Rosa Pavone Pimont

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributorLaboratório Especial de História da Ciênciapt_BR
dc.contributor.advisorAlves, Olga Sofia Fabergépt_BR
dc.contributor.authorChagas, Jéssica Alvespt_BR
dc.date.accessioned2020-08-04T19:01:48Z-
dc.date.available2020-08-04T19:01:48Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://repositorio.butantan.gov.br/handle/butantan/3103-
dc.description.abstractA Educação Sanitária, que posteriormente começou a ser denominada como Educação em Saúde, é uma área importante da saúde pública. De forma organizada pelo poder público, podemos dizer que os primeiros profissionais reconhecidos da área foram as educadoras sanitárias. O ato de educar as crianças era um papel delegado às mulheres, tanto no âmbito doméstico quanto no profissional. Assim, o ramo da educação sanitária também se tornou um campo, inicialmente, exclusivo das mulheres. Em uma tentativa de resgate da história do trabalho profissional de mulheres, em especial, de educadoras sanitárias, o presente trabalho se propõe a colaborar com a historiografia da educação sanitária e em saúde apresentando dados e análises da carreira profissional de uma dessas educadoras, Rosa Pavone Pimont, que trabalhou no Instituto Butantan de forma intermitente de 1943 até sua morte, em 1983. Foi feita uma análise qualitativa a partir da pesquisa documental em fontes primárias e secundárias. Trata-se de um trabalho que se insere na área de história social, que tem por base a análise documental e bibliográfica dos trabalhos realizados por Pimont e apresentados em eventos ou publicados em revistas acadêmicas ou de divulgação. Ao final, se discute as contribuições de Pimont para a educação sanitária e em saúde, como o trabalho dela para estabelecer uma área educativa dentro do Instituto Butantan.pt_BR
dc.format.extent54 f.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleEducação Sanitária e em Saúde: a trajetória profissional de Rosa Pavone Pimontpt_BR
dc.title.alternativeSanitary and Health Education: Rosa Pavone Pimont’s professional trajectorypt_BR
dc.typeAcademic monographpt_BR
dc.subject.keywordEducadora Sanitáriapt_BR
dc.subject.keywordEducação em Saúdept_BR
dc.subject.keywordRosa Pavone Pimontpt_BR
dc.subject.keywordHistória Socialpt_BR
dc.subject.keywordAnálise Documentalpt_BR
dc.subject.keywordSanitary Educationpt_BR
dc.subject.keywordHealth Educationpt_BR
dc.subject.keywordSocial Historypt_BR
dc.subject.keywordDocumental Analysispt_BR
dc.identifier.citationabnt2020. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História, Museologia e Divulgação da Ciência e da Saúde) - Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS/SP; Instituto Butantan, São Paulo, 2020.-
dc.identifier.citationvancouverMonograph. São Paulo: Instituto Butantan; 2020. 54 p.-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.butantanAlves, Olga Sofia Fabergé|:Pesquisador|:Laboratório Especial de História da Ciênciapt_BR
dc.contributor.butantanChagas, Jéssica Alves|:Aluno|:Laboratório Especial de História da Ciência ​​​​pt_BR
dc.identifier.bvsccBR78.1-
dc.identifier.bvsdbIBProd-
dc.identifier.bvsdbEspecializacaoSES-
dc.degree.levelEspecialização-
dc.degree.grantorInstituto Butantan-
dc.degree.localSão Paulo-
dc.degree.programEspecialização na Área da Saúde-
dc.description.abstractenSanitary Education, which later began to be called Health Education, is an important area of public health. Organized by the government, we can say that the first recognized professionals in the area were health educators. The act of educating children was a role delegated to women, both domestically and professionally. Thus, the field of health education also became a field, initially, exclusive to women. In an attempt to rescue the history of the professional work of women, especially health educators, this work aims to collaborate with the historiography of health and health education by presenting data and analyzes of the professional career of one of these educators, Rosa Pavone Pimont, who worked at the Butantan Institute intermittently from 1943 until his death in 1981. A qualitative analysis was made from documentary research in primary and secondary sources. It is a work that falls within the area of social history that is based on the documentary and bibliographic analysis of the works carried out by Pimont and presented at events or published in academic or science dissemination magazines. At the end, Pimont's contributions to health and health education are discussed, like her work to stablish an education field in Instituto Butantan.-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairetypeAcademic monograph-
crisitem.author.dept#PLACEHOLDER_PARENT_METADATA_VALUE#-
crisitem.author.orcid#PLACEHOLDER_PARENT_METADATA_VALUE#-
Appears in Collections:Curso de Especialização em Patrimônio e Educação da Ciência e da Saúde


Files in This Item:

TCC_Jessica Alves Chagas.pdf
Size: 1.94 MB
Format: Adobe PDF
View/Open
Show simple item record

The access to the publications deposited in this repository respects the licenses from journals and publishers.