Educação popular, promoção da saúde e envelhecimento ativo: uma revisão bibliográfica integrativa

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dc.contributor.authorSouza, Elza Maria dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Daiane Pereira Pirespt_BR
dc.contributor.authorBarros, Alexandre Soares dept_BR
dc.date.accessioned2021-04-23T14:05:29Z-
dc.date.available2021-04-23T14:05:29Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationSouza EM, Silva DPP, Barros AS. Educação popular, promoção da saúde e envelhecimento ativo: uma revisão bibliográfica integrativa. Cien Saude Colet. 2021 Apr;26(4). doi:10.1590/1413-81232021264.09642019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.butantan.gov.br/handle/butantan/3677-
dc.description.abstractPopulation ageing is a global phenomenon and requires actions to promote well-being and prevent illnesses and unnecessary hospital admissions. The objective of this study was to identify education and health promotion actions aimed at promoting active aging. An integrative literature review was conducted of relevant articles written in Portuguese, English and Spanish published between 2005 and August 2018 using the following electronic databases and virtual libraries: Lilacs, MEDLINE, SciELO, and BVS. The initial search resulted in 2,069 articles, of which 33 met the inclusion criteria. The analysis showed that the actions identified by the review promoted the adoption of healthy habits and participation of older people, characterizing them as actions that promote active aging. However, the actions were limited almost exclusively to this age group, which may lead to age segregation, and focused on old age rather than adopting a life course perspective of active aging. Despite the importance of these actions, only 11 were evaluated, suggesting that the evaluation of education and health promotion actions to demonstrate effectiveness and promote replication in other locations or services is not very common practice.pt_BR
dc.language.isoEnglishpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & Saúde Coletivapt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleEducação popular, promoção da saúde e envelhecimento ativo: uma revisão bibliográfica integrativapt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.identifier.doi10.1590/1413-81232021264.09642019pt_BR
dc.identifier.urlhttps://doi.org/10.1590/1413-81232021264.09642019pt_BR
dc.contributor.externalUniversidade de Brasília (UNB)pt_BR
dc.contributor.externalEscola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)pt_BR
dc.identifier.citationvolume26pt_BR
dc.identifier.citationissue4pt_BR
dc.subject.keywordEducação popular em saúdept_BR
dc.subject.keywordPromoção da saúdept_BR
dc.subject.keywordEnvelhecimento ativopt_BR
dc.subject.keywordSaúde coletivapt_BR
dc.subject.keywordPopular health educationpt_BR
dc.subject.keywordHealth promotionpt_BR
dc.subject.keywordActive agingpt_BR
dc.subject.keywordPublic healthpt_BR
dc.relation.ispartofabbreviatedCien Saude Coletpt_BR
dc.identifier.citationabntv. 26, n. 4, abr. 2021pt_BR
dc.identifier.citationvancouver2021 Apr;26(4)pt_BR
dc.contributor.butantanBarros, Alexandre Soares de|:Colaborador|:pt_BR
dc.identifier.bvsccBR78.1pt_BR
dc.identifier.bvsdbIBProdpt_BR
dc.description.abstractptO envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e requer ações que propiciem bem-estar e previnam agravos e hospitalizações evitáveis. O propósito deste artigo foi identificar ações educativas e de promoção de saúde voltadas ao envelhecimento ativo. Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa de estudos publicados no ano de 2005 a agosto de 2018 nas bases de dados Lilacs e Medline, e nas bibliotecas virtuais SciELO e BVS em português, inglês e espanhol. Foram encontrados 2.069 estudos sobre os temas, sendo selecionados 33 depois de aplicados os critérios de inclusão. A observação mostrou que as ações identificadas promovem a adoção de hábitos saudáveis e a participação dos idosos, caracterizando-as como promotoras do envelhecimento ativo. No entanto, observam-se que estão limitadas ao segmento de idosos, o que pode favorecer a segregação etária, além de considerar o envelhecimento a partir da terceira idade e não um processo contínuo da vida. Das ações aqui evidenciadas, embora importantes, apenas onze delas foram avaliadas, o que sugere que a avaliação ainda não está sedimentada nos processos de intervenções de educação e promoção da saúde para mostrar efetividade e favorecer a replicação em outros locais ou serviços.pt_BR
dc.description.dbindexedYespt_BR
item.openairetypeArticle-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1English-
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