Sobre nós


O Repositório da Produção Científica do Instituto Butantan nasce com o objetivo de reunir e dar acesso à produção científica da instituição, seguindo a tendência internacional de promover visibilidade às pesquisas financiadas com recursos públicos, bem como apoiar a avaliação do uso dessa informação, por meio da geração de indicadores.


Atualmente em fase de implementação, o Repositório conta apenas com artigos de 2018, de autoria de pesquisadores, técnicos e alunos do Instituto Butantan publicados em revistas indexadas nas bases de dados Web of Science, Scopus, PubMed e SciELO


A curadoria das publicações, organização e padronização dos dados está sendo realizada pela equipe da Biblioteca em parceria com a Divisão de Desenvolvimento Científico - DDC e equipe da área de Tecnologia da Informação.


Nas próximas fases ampliaremos a cobertura do Repositório com a inclusão de anos anteriores a 2018 e também incluiremos artigos não indexados nas bases utilizadas na primeira fase e outros tipos de publicações, como livros, capítulos de livros, manuais, guias e folhetos. Além disso, também estamos avaliando a interface considerando os dados apresentados, filtros disponíveis e identificando análises e métricas que podem ser apresentadas.


As teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Toxinologia (PPGTox) atualmente são disponibilizadas no Banco de teses, organizado pela biblioteca e, futuramente, o Banco também será integrado ao Repositório.


Atentos às políticas de acesso aberto e a legislação de direitos autorais e copyright, indicamos o acesso ao texto completo do artigo no próprio site da revista ou editora responsável. Assim, há artigos que podem ter o texto completo disponível em acesso aberto e outros que somente serão consultados a partir do IP do Instituto Butantan por meio do acesso ao Portal de Periódico da CAPES.


Caso queira enviar sugestão, correção ou indicar a inclusão de um trabalho de sua autoria, do período de 2018, que por algum motivo não está aparecendo, entre em contato conosco, pelo email: biblioteca.atendimento@butantan.gov.br


Direitors Autorais


Atentos à legislação de direitos autorais e copyright, no nosso Repositório de Produção Científica apontamos o acesso ao artigo para o próprio site da revista ou editora responsável. Desta forma a consulta ao texto completo é realizada respeitando a política de acesso de cada periódico.


Assim, há artigos da nossa produção científica que podem ter o texto completo disponível em acesso aberto, ou seja, estão disponíveis gratuitamente, e também os artigos de acesso fechado, que somente serão consultados por meio de assinaturas, pay per view ou de acordo com a disponibilidade das revistas no Portal CAPES de Periódicos.


Para saber mais sobre as políticas de copyright e auto-arquivamento de cada revista, consulte SHERPA/RoMEO.


Na impossibilidade de acessar o texto completo do artigo, entre em contato com a biblioteca de sua instituição.