Política de Gestão do Repositório do Instituto Butantan - RIB


Sumário

Introdução
Governança
Critérios para arquivamento de publicações no RIB
          Monitoramento e coleta da Produção Científica
          Autoarquivamento de Publicações
Estrutura do RIB
          Comunidades e coleções
          Dados de Pesquisa (Dataset)
          Perfil de Autores do Butantan
          Perfil de Áreas do Butantan
          Observatório da Produção
Acesso



Introdução

O Repositório digital do Instituto Butantan nasce com o objetivo de reunir, armazenar, preservar e dar visibilidade às publicações e ao conhecimento resultante das pesquisas realizadas pelo Instituto Butantan, no âmbito nacional e internacional, por meio da valorização e da disseminação de sua produção técnico-científica, acadêmica, educativa, cultural e administrativa.

O sistema utilizado no Repositório Institucional é o software DSpace-CRIS 5, software livre, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), compatível com o Protocolo de Arquivos Abertos (OAI), com capacidade de integração com outros sistemas para trocas e compartilhamentos de informações.

A implementação do Repositório do Instituto Butantan - RIB, visa:

  • Favorecer o acesso público, aberto e gratuito ao conhecimento produzido pela instituição, em conformidade com os direitos autorais pré-estabelecidos;
  • Aumentar a visibilidade e o alcance das publicações produzidas no Instituto Butantan;
  • Atender às exigências das agências de fomento no tocante às concessões de auxílios e na divulgação das pesquisas científicas;
  • Otimizar o gerenciamento, salvaguarda e preservação digital e autoral das publicações produzidas no Instituto Butantan;
  • Atuar como instrumento institucional de gestão da informação científica e acadêmica para planejamento e avaliação dos programas de ensino e de pesquisa.



Governança

O desenvolvimento do RIB está sob a coordenação da equipe da Biblioteca em consonância com as diretrizes da Resolução da Secretaria de Estado da Saúde SS-96, de 17/11/2016, que determina que as Bibliotecas vinculadas à SES - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - atuem como Depósito Legal da produção técnico-científica institucional alimentando a Rede de Informação e Conhecimento da SES-SP(BVS RIC).

Entre as responsabilidades da Biblioteca estão a definição de diretrizes técnicas, avaliação de licenças e direitos autorais, a reunião, a alimentação e o monitoramento das pesquisas e publicações produzidas pelo Instituto Butantan, bem como a produção de relatórios e indicadores de produção científica.

Para a gestão e planejamento da expansão do RIB pretende-se formalizar a criação de um Comitê Gestor, com representantes das áreas de ensino, incluindo representantes de cada um dos programas de pós-graduação, Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), conselho de pesquisa e da própria Biblioteca.



Critérios para arquivamento de publicações no RIB

Para ser incluída no Repositório do Instituto Butantan, a publicação deve atender aos seguintes critérios:

  • Publicações resultantes de atividade técnico-científica, acadêmica, educativa, cultural e administrativa, de autoria institucional ou que possuam ao menos um autor vinculado ao Instituto ou Fundação Butantan.
  • Disponibilidade em formato digital, que podem conter texto, imagem e áudio.

A publicação deve estar categorizada nos seguintes tipos documentais:

          Artigo de periódico Coletânea
          Livro e capítulo História em quadrinho
          Dados de pesquisa Cartilha
          Patente Coleção
          Tese, dissertação e monografia                     Ilustração
          Evento científico Infográfico
          Preprint Editorial
          Jogo, álbum e passatempo Aula
          Software e aplicativo Discurso
          Documentário Material de divulgação
          Entrevista Relatório
          Matéria de jornal Projeto
          Podcast Fotografia
          Bibliografia Vídeos
          Biografia

O Repositório Institucional não atua como uma editora e portanto não publica, do ponto de vista editorial, os itens nele depositados. Tomando como exemplo os artigos de periódicos, que são a principal forma de divulgação de resultado de pesquisa no meio acadêmico, o RIB permite o arquivamento de manuscritos que já foram submetidos, avaliados por pares e aceitos para publicação. Desta forma, o RIB potencializa as funções dos periódicos e não concorre com eles.

Monitoramento e coleta da Produção Científica

O monitoramento e a coleta da produção científica institucional são realizados pela equipe da Biblioteca nas principais bases de dados bibliográficas internacionais (PubMed, Scopus e Web of Science), garantindo assim a constante atualização das publicações no RIB.

Autoarquivamento de Publicações

Além do trabalho de monitoramento e coleta de publicações realizados pela equipe da Biblioteca, o sistema oferece o serviço de autoarquivamento possibilitando que os próprios autores possam realizar o autoarquivamento de suas publicações, ou seja, preencher e enviar os metadados e fazer o depósito do objeto digital (carregamento do arquivo). Neste caso a Biblioteca atua como facilitadora do processo.



Estrutura do RIB

Comunidades e Coleções

As comunidades e coleções estão estruturadas em conjuntos de publicações e temas, conforme descrição a seguir:

  • Produção técnico-científica:
    É composta por artigos de periódicos, dados de pesquisa (dataset), livros, patentes concedidas e preprints depositados em repositórios reconhecidos (bioRxiv, medRxiv, entre outros). Por questões operacionais, a inclusão de artigos teve início com artigos publicados a partir de 2018 e futuramente serão incluídas as publicações de anos anteriores.
  • Produção Acadêmica:
    Trabalhos acadêmicos dos diferentes programas stricto e lato sensu do Instituto Butantan, como teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Toxinologia (PPGTox), Mestrado Profissional em Biotecnologia e Bioprocessos e as monografias dos cursos de Especialização em Saúde.
  • Publicações educativas:
    Diferentes tipos de publicação para divulgação científica, abordando os temas de animais venenosos e peçonhentos, biodiversidade, soros, vacinas e microbiologia.
  • Publicações sobre o Instituto Butantan:
    Publicações sobre a história do Instituto, obras comemorativas, patrimônio arquitetônico e cultural, ensino e divulgação científica.
  • Temáticas:
    Atualmente as coleções temáticas estão compostas pelas Coleções de obras de autoria do cientista Vital Brazil, ex-diretor do Instituto Butantan, e com trabalhos sobre História da Ciência. Novas coleções temáticas serão definidas futuramente.

Dados de Pesquisa (Dataset)

O sistema do RIB está preparado para receber o depósito do conjunto de dados e metadados dos projetos de pesquisa que estão em andamento na instituição (amostras, registros de coleta, formulários, modelos, resultados experimentais, software, gráficos, dentre outros), com a finalidade de recuperação e compartilhamento com a comunidade científica, em conformidade com as diretrizes dos planos de gestão de dados das agências de fomento e com a Ciência Aberta.

As instruções completas para os autores estão no tutorial de autoarquivamento de dados de pesquisa.

Perfil de Autores do Butantan

O sistema oferece para cada autor do Instituto Butantan uma página própria, contendo os dados de perfil, linhas de pesquisa, funções, integrando diferentes perfis de autores e com link direto para as publicações disponíveis no RIB.

São considerados autores do Butantan aqueles que em artigos científicos mencionam o Instituto Butantan como sua afiliação, independentemente da função no Butantan, área em que está locado, de estar afiliado também a outras instituições ou da ordem em que o nome do autor aparece na publicação.

No caso de autores com cargo de pesquisador do Instituto ou Fundação Butantan, os perfis são preenchidos com diversas informações, como outros perfis de autor (ORCID, ResearcherID, Scopus ID, Google Acadêmico, Perfil FAPESP), e-mail, biografia, foto e quadro com as diferentes funções e áreas de atuação no Butantan. Em relação à identificação de função, foram agrupados como técnicos diferentes cargos do quadro de funcionários, incluindo veterinários, médicos, coordenadores e diretores de áreas.

Os alunos, estagiários e bolsistas que desenvolvem trabalhos acadêmicos vinculados aos programas de ensino do Instituto, como teses, dissertações e monografias também são identificados como autores do Instituto Butantan.

Perfil de Áreas do Butantan

Assim como os autores, as Áreas do Butantan possuem uma página dedicada para divulgação como uma página institucional, com descrição que pode incluir descritivo da área, histórico, linhas de pesquisa, contatos, pesquisadores ativos e todos os autores relacionados à área, assim como uma lista de publicações da área disponíveis no RIB.

São identificadas como Áreas do Butantan as que possuem publicações atreladas a elas dentro do RIB. O Repositório Institucional não tem como objetivo representar todas as áreas da instituição.

Observatório da Produção

Com objetivo de facilitar o trabalho de gestão e o acompanhamento da produção técnico-científica, o RIB oferece página dedicada para publicar as análises a partir de alguns dos indicadores gerados pelo a partir de dados do Repositório.

As análises publicadas no Observatório apresentam indicadores gerais da produção técnico-científica, análises mais detalhadas podem ser solicitadas para a equipe da Biblioteca de acordo com as necessidades específicas.



Acesso

O acesso ao Repositório do Instituto Butantan é livre e gratuito a qualquer pessoa com acesso à internet, sem restrições de login ou IP.

As obras intelectuais depositadas, em acesso aberto, no RIB, podem ser acessadas gratuitamente para fins educacionais, de pesquisa, científicos, difusão, divulgação ou quaisquer outras finalidades não comerciais.

O acesso aos textos completos dos artigos científicos varia de acordo com as licenças e condições específicas de cada publicação. Os artigos científicos publicados em periódicos com restrição de acesso são depositados no RIB e ficam embargados pelo período de tempo definido em contrato pela editora do periódico. Após o período de embargo, os artigos científicos depositados no RIB serão disponibilizados em acesso aberto conforme as condições de cada título de periódico.