(LDI) Laboratório de Desenvolvimento e Inovação Industrial

Laboratory Name
(LDI) Laboratório de Desenvolvimento e Inovação Industrial
Laboratory Description
O LDl agrega pesquisadores com diferentes expertises que trabalham nas Plataformas da Unidade e que vêm buscando novos compostos com potencial interesse farmacêutico em tecidos e/ou glândulas animais (carrapatos, sanguessugas, serpentes, lagartas, etc) e também em fungos, com foco nas áreas de oncologia, hemostasia, inflamação e antimicrobianos utilizando testes de atividade biológica, in vitro e in vivo, voltados para estas áreas de atuação, a fim de obter novas moléculas de interesse clínico.

Na Plataforma de Produção de moléculas recombinantes a capacidade de produção é até 10L, e as moléculas podem ser purificadas na Plataforma de Purificação onde trabalhamos desde a escala analítica até a escala piloto.

O laboratório também conta com uma Plataforma de Hemostasia, que facilita o screening de atividade de compostos em ensaios de coagulação, agregação plaquetária e fibrinólise.

Na plataforma para aplicação biotecnológica de fungos, micro-organismos isolados de ambientes extremos, como de manguezais e da Caatinga, são empregados como fonte de moléculas bioativas, e na biossíntese de nanopartículas metálicas com a finalidade de uso farmacêutico e/ou biotecnológico.

Na Plataforma de Ensaios Pré-Clínicos são realizados estudos de toxicidade aguda e crônica, entre outros, seguindo os requisitos de Boas Práticas de Laboratório, necessários para o desenvolvimento de novos produtos de interesse biotecnológico.

Está em implantação uma Plataforma NB-3, contando com um Laboratório de Virologia (BPF) e um Biotério para testes de desafio em roedores e lagomorfos.
Director
Fernanda Faria
Phone
(55 11) 2627-9369
 
E-mail
biologia.molecular@butantan.gov.br