Roteiro acessível: concepção e avaliação de uma atividade inclusiva no Museu de Microbiologia do Instituto Butantan

Registo de metadados completa
Campo DCValoridioma
dc.contributorCurso de Especialização em Patrimônio e Educação da Ciência e da Saúdept_BR
dc.contributorCentro de Desenvolvimento Culturalpt_BR
dc.contributor.advisorCirilo, Ianna Garapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Kimberlly Caroline Brito Dapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-11T19:51:39Z-
dc.date.available2021-05-11T19:51:39Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.date.submitted2020pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Kimberlly Caroline Brito da. Roteiro Acessível: Concepção e avaliação de uma atividade inclusiva no Museu de Microbiologia do Instituto Butantan. 2020. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História, Museologia e Divulgaão da Ciência e da Saúde) – Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS/SP; Instituto Butantan, São Paulo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.butantan.gov.br/handle/butantan/3715-
dc.format.extent43 p.pt_BR
dc.language.isoPortuguesept_BR
dc.rightsOpen accesspt_BR
dc.titleRoteiro acessível: concepção e avaliação de uma atividade inclusiva no Museu de Microbiologia do Instituto Butantanpt_BR
dc.title.alternativeAccessible itinerary: conception and evaluation of an inclusive activity at the Butantan Institute's Microbiology Museumpt_BR
dc.typeAcademic monographpt_BR
dc.subject.keywordAcessibilidadept_BR
dc.subject.keywordMuseupt_BR
dc.subject.keywordAção educativapt_BR
dc.subject.keywordInclusãopt_BR
dc.contributor.butantanSilva, Kimberlly Caroline Brito Da|:Aluno|:Curso de Especialização em Patrimônio e Educação da Ciência e da Saúdept_BR
dc.contributor.butantanCirilo, Ianna Gara|:Técnico|:Museu de Microbiologiapt_BR
dc.identifier.bvsccBR78.1pt_BR
dc.identifier.bvsdbIBProdpt_BR
dc.identifier.bvsdbEspecializacaoSESpt_BR
dc.degree.levelEspecializaçãopt_BR
dc.degree.grantorSecretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS/SP Dr. Antônio Guilherme de Souzapt_BR
dc.degree.grantorInstituto Butantanpt_BR
dc.degree.localSão Paulopt_BR
dc.degree.programEspecialização na Área da Saúdept_BR
dc.description.abstractptAs práticas educacionais nos Museus de Ciências estão cada vez mais presentes nesses espaços. Tais ações comprovam a importância do acesso aos museus como fonte de pesquisa, de democratização do conhecimento científico e cultural, e estimulam a crescente apropriação dos espaços museais pelos mais diversos públicos. A acessibilidade, por meio de um conjunto de práticas que possibilitam a inclusão de todas as pessoas em todos os lugares, deve estar presente no espaço museal e em suas ações educativas, para que, de fato, todos os indivíduos possam participar ativamente durante uma visita aos museus. Com o propósito de melhorar o acesso à cultura para os visitantes com deficiência ao Museu de Microbiologia do Instituto Butantan - SP, o presente trabalho é resultado do desenvolvimento e avaliação de uma atividade inclusiva. Para isso, foi elaborado um roteiro acessível, utilizando materiais didáticos relacionados à microbiologia geral, e uma contação de história para uma escola inclusiva. E, após a realização da atividade, para entender a relevância da proposta em favor desse público, foi feita uma avaliação dos registros desenvolvidos pelos alunos e uma entrevista com os monitores que aplicaram o roteiro. Os dados foram analisados seguindo a metodologia proposta por Bardin (2004), a análise de conteúdo. A pesquisa considerou as experiências dos visitantes e dos monitores que aplicaram a atividade, quanto aos materiais produzidos junto à contação de história, e com isso, surgiram diversas reflexões sobre as experiências produzidas na aplicação do roteiro, e sugestões de aprimoramento dos materiais produzidos e da narrativa elaborada, proporcionando mais um recurso acessível para ser utilizado pelo Museu de Microbiologia, ampliando as possibilidades de atendimento para as pessoas com deficiência visitantes do espaço.pt_BR
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypeAcademic monograph-
item.languageiso639-1Portuguese-
item.grantfulltextopen-
crisitem.author.dept#PLACEHOLDER_PARENT_METADATA_VALUE#-
crisitem.author.orcid#PLACEHOLDER_PARENT_METADATA_VALUE#-
Aparece nas Coleções:Patrimônio e Educação da Ciência e da Saúde


Arquivos neste item

TCC_Kimberlly Brito.pdf
Descrição:
Tamanho: 1.49 MB
Formato: Adobe PDF
Ver/Aberto
Mostrar registro simples do item

O acesso às publicações depositadas no repositório está em conformidade com as licenças dos periódicos e editoras.