Roteiro acessível: concepção e avaliação de uma atividade inclusiva no Museu de Microbiologia do Instituto Butantan
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor | Curso de Especialização em Patrimônio e Educação da Ciência e da Saúde | pt_BR |
dc.contributor | Centro de Desenvolvimento Cultural | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Cirilo, Ianna Gara | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Kimberlly Caroline Brito Da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T19:51:39Z | - |
dc.date.available | 2021-05-11T19:51:39Z | - |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Kimberlly Caroline Brito da. Roteiro Acessível: Concepção e avaliação de uma atividade inclusiva no Museu de Microbiologia do Instituto Butantan. 2020. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História, Museologia e Divulgaão da Ciência e da Saúde) – Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS/SP; Instituto Butantan, São Paulo, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.butantan.gov.br/handle/butantan/3715 | - |
dc.format.extent | 43 p. | pt_BR |
dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
dc.rights | Open access | pt_BR |
dc.title | Roteiro acessível: concepção e avaliação de uma atividade inclusiva no Museu de Microbiologia do Instituto Butantan | pt_BR |
dc.title.alternative | Accessible itinerary: conception and evaluation of an inclusive activity at the Butantan Institute's Microbiology Museum | pt_BR |
dc.type | Academic monograph | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museu | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ação educativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão | pt_BR |
dc.contributor.butantan | Silva, Kimberlly Caroline Brito Da|:Aluno|:Curso de Especialização em Patrimônio e Educação da Ciência e da Saúde | pt_BR |
dc.contributor.butantan | Cirilo, Ianna Gara|:Técnico|:Museu de Microbiologia | pt_BR |
dc.identifier.bvscc | BR78.1 | pt_BR |
dc.identifier.bvsdb | IBProd | pt_BR |
dc.identifier.bvsdb | EspecializacaoSES | pt_BR |
dc.degree.level | Especialização | pt_BR |
dc.degree.grantor | Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS/SP Dr. Antônio Guilherme de Souza | pt_BR |
dc.degree.grantor | Instituto Butantan | pt_BR |
dc.degree.local | São Paulo | pt_BR |
dc.degree.program | Especialização na Área da Saúde | pt_BR |
dc.description.abstractpt | As práticas educacionais nos Museus de Ciências estão cada vez mais presentes nesses espaços. Tais ações comprovam a importância do acesso aos museus como fonte de pesquisa, de democratização do conhecimento científico e cultural, e estimulam a crescente apropriação dos espaços museais pelos mais diversos públicos. A acessibilidade, por meio de um conjunto de práticas que possibilitam a inclusão de todas as pessoas em todos os lugares, deve estar presente no espaço museal e em suas ações educativas, para que, de fato, todos os indivíduos possam participar ativamente durante uma visita aos museus. Com o propósito de melhorar o acesso à cultura para os visitantes com deficiência ao Museu de Microbiologia do Instituto Butantan - SP, o presente trabalho é resultado do desenvolvimento e avaliação de uma atividade inclusiva. Para isso, foi elaborado um roteiro acessível, utilizando materiais didáticos relacionados à microbiologia geral, e uma contação de história para uma escola inclusiva. E, após a realização da atividade, para entender a relevância da proposta em favor desse público, foi feita uma avaliação dos registros desenvolvidos pelos alunos e uma entrevista com os monitores que aplicaram o roteiro. Os dados foram analisados seguindo a metodologia proposta por Bardin (2004), a análise de conteúdo. A pesquisa considerou as experiências dos visitantes e dos monitores que aplicaram a atividade, quanto aos materiais produzidos junto à contação de história, e com isso, surgiram diversas reflexões sobre as experiências produzidas na aplicação do roteiro, e sugestões de aprimoramento dos materiais produzidos e da narrativa elaborada, proporcionando mais um recurso acessível para ser utilizado pelo Museu de Microbiologia, ampliando as possibilidades de atendimento para as pessoas com deficiência visitantes do espaço. | pt_BR |
item.languageiso639-1 | Portuguese | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairetype | Academic monograph | - |
item.grantfulltext | open | - |
crisitem.author.dept | #PLACEHOLDER_PARENT_METADATA_VALUE# | - |
crisitem.author.orcid | #PLACEHOLDER_PARENT_METADATA_VALUE# | - |
Appears in Collections: | Patrimônio e Educação da Ciência e da Saúde |
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