O Estado do conhecimento sobre o ensino de ciências: a produção em dissertações e teses

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dc.contributor(LDI) Lab. Desenvolvimento e Inovação Industrialpt_BR
dc.contributor.authorCabral, Laertty Garcia de Sousapt_BR
dc.contributor.authorAlves, Monique Gonçalvespt_BR
dc.contributor.authorAlves, Rosely Cabette Barbosapt_BR
dc.contributor.authorGeglio, Paulo Césarpt_BR
dc.date.accessioned2022-03-23T19:44:01Z-
dc.date.available2022-03-23T19:44:01Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7247-083-4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.butantan.gov.br/handle/butantan/4271-
dc.description.abstractThe importance of teaching at all levels of schooling has been the object of work. In these times of information, times are verified, paradoxically, increasingly problematic. To the same degree as the number of information objects, whether quantitative or qualitative, is Demandas e Contextos da Educação no Século XXI 2 Capítulo 13 142 the number of indexes. This study is the knowledge of knowledge and education in this study is panorama of these studies and studies of education Studies in the education of dissertations and theses. This study is the mapping of the studies for the education of educational studies in the year of 2014 studies. and analysis of productions. The production of works on science teaching, it is dissertations or theses, has a small base in comparison with other areas of knowledge, but has been growing little by little over the years. The practical classes of teaching are well approached in the theses, when returning to the dissertations of its classes more directed to the forms of evaluation. The objective is in the level of education in voltage for the education is high level in education, in which like model, TICs, formation continuation of teachers, perception of students, among others.pt_BR
dc.format.extent141-153pt_BR
dc.language.isoPortuguesept_BR
dc.publisherAtenapt_BR
dc.relation.ispartofseries2pt_BR
dc.rightsOpen accesspt_BR
dc.titleO Estado do conhecimento sobre o ensino de ciências: a produção em dissertações e tesespt_BR
dc.typeBook chapterpt_BR
dc.identifier.doi10.22533/at.ed.834190402pt_BR
dc.contributor.external(UFPB) Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.publisher.cityPonta Grossapt_BR
dc.subject.keywordcategoriaspt_BR
dc.subject.keywordáreas de conhecimentopt_BR
dc.subject.keywordpós-graduaçãopt_BR
dc.subject.keywordcategoriespt_BR
dc.subject.keywordareas of knowledgept_BR
dc.subject.keywordpostgraduatept_BR
dc.identifier.citationabntv. 02, p. 141-153, 2019pt_BR
dc.publisher.countryBrazilpt_BR
dc.contributor.butantanAlves, Rosely Cabette Barbosa|:Pesquisador|:Lab. Desenvolvimento e Inovação Industrialpt_BR
dc.identifier.bvsccBR78.1pt_BR
dc.identifier.bvsdbIBProdpt_BR
dc.relation.ispartofbookDemandas e Contextos da Educação no Século XXI 2pt_BR
dc.description.abstractptA importância do ensino de Ciências Naturais em todos os níveis de escolaridade tem sido objeto de discussão em diversos trabalhos desenvolvidos no contexto brasileiro. Nestes tempos de sociedade da informação manter-se informado vem se tornando, paradoxalmente, cada vez mais problemático. Na mesma medida em que cresce o número de objetos de informação, quer seja quantitativo ou qualitativo esse crescimento, é preciso aumentar o número de índices. Como estudo sobre o estado do conhecimento, nosso objetivo é apresentar um panorama sobre as abordagens e tipos de estudos sobre o ensino de Ciências Naturais que foram realizadas em produções acadêmicas (dissertações e teses). Para realização deste foi feito um mapeamento dos trabalhos que abordam o ensino de Ciências Naturais, que foram produzidos nos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em educação no período de 2005 a 2014. Para isso, centraremos nossa atenção na captura, seleção, leitura e análise de produções. A produção de trabalhos sobre ensino de ciências, seja ela dissertações ou teses, tem uma quantidade relativamente pequena quando se comparando com outras áreas de conhecimento, mas que vem crescendo pouco a pouco durante os anos. Temáticas como Práticas de ensino são bem abordadas nas teses, quando voltando os para as dissertações essas temáticas são mais direcionadas para formas de avaliação. Concluímos que ainda existe grande deficiência de trabalhos sobre ensino de ciências voltadas para algumas temáticas que são de grande importância, como por exemplo, inclusão, as TICs, formação continuada de professores, percepção de alunos, entre outros.pt_BR
dc.contributor.externalcountryBrazilpt_BR
dc.description.dbindexedYespt_BR
item.languageiso639-1Portuguese-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypeBook chapter-
item.grantfulltextopen-
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