Educação sanitária, discurso eugênico e material de divulgação em saúde no âmbito estadual paulista
Título traduzido
Sanitary education, eugenic discourse, and health propaganda material in the state of São Paulo
Autor
Orientador
Afiliação Butantan
Tipo de documento
Academic monograph
Idioma
Portuguese
Direitos de acesso
Open access
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Resumo em inglês
The present work seeks to understand how eugenic thinking influenced the discourse of Sanitary Education, through analysis of the Collection of the Section of Advertising and Sanitary Education of the Department of Health of São Paulo, during the 1930s. This research, analyze documentary sources, especially the first series of the Collection, in the intention of identification as approximations between sanitary education and eugenics, were incorporate in the material. During the 20th century, the debate about public health issues had become central to political discussions and widely explored in the State of São Paulo. Thus, sanitary education was a strategic propagation of sanitary consciousness' ideas that belief in a lack of education could be one of the reasons for disease. It is also during this context that eugenics gained notoriety in Brazil and the world. In the country, the movement development was related to sanitation and had focused on venereal diseases, education, hygiene habits, and childcare, for example, to make society healthy and fit for work, and to overcome the country's problems. Therefore, this research has relevance beyond the period studied, as it relates to possible ruptures and permanences of this normative perspective in discursive practices in current health problems.
Resumo
O presente trabalho busca compreender como o pensamento eugênico influenciou o
discurso da Educação Sanitária, por meio da análise da Coletânea da Seção de
Propaganda e Educação Sanitária (SPES) do Departamento de Saúde de São
Paulo, durante a década de 1930. A pesquisa analisa as fontes documentais,
especialmente a primeira série da Coletânea, a fim de identificar as aproximações
entre educação sanitária e eugenia, incorporadas ao material. Durante as primeiras
décadas do século XX, as questões de saúde pública estavam sendo amplamente
exploradas, e o debate havia se tornado central nas discussões políticas no estado
de São Paulo. Dessa maneira, a educação sanitária passa a ser estratégica na
promoção e difusão de uma ideia de consciência sanitária, pois, havia no período
um ideário de que a falta de instrução poderia ser um dos fatores causadores de
doenças. É nesse contexto também, que as ideias eugênicas ganham notoriedade
no Brasil e no mundo. No país, o movimento desenvolve estreita relação com o
sanitarismo e tem sua preocupação voltada para doenças venéreas, educação,
hábitos de higiene e atenção à infância, por exemplo, a fim de tornar a sociedade
saudável e apta para o trabalho, em prol da superação dos problemas do país.
Sendo assim, a pesquisa possui relevância para além do período estudado, pois
relaciona possíveis rupturas e permanências dessa perspectiva normatizadora nas
práticas discursivas em saúde atual.
Referência
PAULA, Ana Beatriz Rodrigues de. Educação sanitária, discurso eugênico e
material de divulgação em saúde no âmbito estadual paulista. 2020. 43 p. Trabalho
de Conclusão de Curso (Especialização em História, Museologia e Divulgação da
Ciência e da Saúde) – Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS/SP;
Instituto Butantan, São Paulo, 2020.
URL permanente para citação desta referência
https://repositorio.butantan.gov.br/handle/butantan/3712
Palavra-chave
Data de publicação
2020
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