Roteiro acessível: concepção e avaliação de uma atividade inclusiva no Museu de Microbiologia do Instituto Butantan

Translated title
Accessible itinerary: conception and evaluation of an inclusive activity at the Butantan Institute's Microbiology Museum

metadata.dc.description.abstractpt
As práticas educacionais nos Museus de Ciências estão cada vez mais presentes nesses espaços. Tais ações comprovam a importância do acesso aos museus como fonte de pesquisa, de democratização do conhecimento científico e cultural, e estimulam a crescente apropriação dos espaços museais pelos mais diversos públicos. A acessibilidade, por meio de um conjunto de práticas que possibilitam a inclusão de todas as pessoas em todos os lugares, deve estar presente no espaço museal e em suas ações educativas, para que, de fato, todos os indivíduos possam participar ativamente durante uma visita aos museus. Com o propósito de melhorar o acesso à cultura para os visitantes com deficiência ao Museu de Microbiologia do Instituto Butantan - SP, o presente trabalho é resultado do desenvolvimento e avaliação de uma atividade inclusiva. Para isso, foi elaborado um roteiro acessível, utilizando materiais didáticos relacionados à microbiologia geral, e uma contação de história para uma escola inclusiva. E, após a realização da atividade, para entender a relevância da proposta em favor desse público, foi feita uma avaliação dos registros desenvolvidos pelos alunos e uma entrevista com os monitores que aplicaram o roteiro. Os dados foram analisados seguindo a metodologia proposta por Bardin (2004), a análise de conteúdo. A pesquisa considerou as experiências dos visitantes e dos monitores que aplicaram a atividade, quanto aos materiais produzidos junto à contação de história, e com isso, surgiram diversas reflexões sobre as experiências produzidas na aplicação do roteiro, e sugestões de aprimoramento dos materiais produzidos e da narrativa elaborada, proporcionando mais um recurso acessível para ser utilizado pelo Museu de Microbiologia, ampliando as possibilidades de atendimento para as pessoas com deficiência visitantes do espaço.
Reference
SILVA, Kimberlly Caroline Brito da. Roteiro Acessível: Concepção e avaliação de uma atividade inclusiva no Museu de Microbiologia do Instituto Butantan. 2020. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História, Museologia e Divulgaão da Ciência e da Saúde) – Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS/SP; Instituto Butantan, São Paulo, 2020.
Link to cite this reference
https://repositorio.butantan.gov.br/handle/butantan/3715
Issue Date
2020


Files in This Item:

TCC_Kimberlly Brito.pdf
Description:
Size: 1.49 MB
Format: Adobe PDF
View/Open
Show full item record

The access to the publications deposited in this repository respects the licenses from journals and publishers.